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Trecho de Senador José Bento tinha rachaduras desde o fim de 2022 e está interditado desde janeiro de 2023.

A rodovia BR-459 será reaberta em 10 de junho, afirma concessionária.

Publicada em 06/06/23 às 09:46h - 26 visualizações

por Rede America TV


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Local das obras  (Foto: Concessionaria)
O trecho foi interditado em 20 de janeiro, quando rachaduras que começaram no final de 2022 aumentaram e foi leiloado pelo Governo de Minas Gerais passou da responsabilidade do DNIT para o DER-MG. Nada foi feito no km 68 e as rachaduras se tornaram uma cratera.

O km 68 da BR-459 será reaberto para o tráfego de veículos após cerca de cinco meses interditado. A concessionária EPR Sul de Minas informou que a liberação será em 10 de junho. É quando a obra emergencial completa dois meses. Como a rodovia foi licitada junto com algumas rodovias estaduais, o DER-MG disse que a concessionária seria responsável. O problema é que a cratera se expandiu. O contrato entre o governo estadual e a concessionária EPR foi assinado em 3 de março deste ano.

O projeto estrutural foi iniciado em 10 de abril, para correção e estabilização do trecho. A rodovia ganhou um novo traçado no km 68. É a primeira etapa dessa obra, que está em fase final de pavimentação e sinalização. A segunda fase da obra começa após a liberação do trecho para veículos. Equipes da concessionária seguem no local para tratamentos complementares em áreas próximas da rodovia. 

Os Motoristas tem que ampliar o trajeto ao desviar pela MG-179 e BR-267, desde que a BR-459 foi interditada na região. A opção mais usada são desvios pelas estradas rurais dos Fernandes e Boca da Onça, em Senador José Bento. Na última semana o prefeito de Senador José Bento, Fernando Fernandes, suspendeu as manutenções nessas vias alegando que o custo até o momento chegou a cerca de R$ 500 mil. “Pessoas de toda a região passam por aqui. Damos manutenção frequente e fazemos socorro de veículos que atolam em dias de chuva, até de madrugada.”

O problema relatado por Fernando é que o município não tem condições de continuar a investir nesses desvios. Ele questionou que a concessionária se comprometeu a ajudar e fez apenas uma manutenção. “E prefeituras das cidades vizinhas usam essas estradas como desvio para serviços de saúde, educação e população, mas não ajudam a dar manutenção. Apenas Ipuiúna ajudou até agora.”



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